FAQ (Perguntas Frequentes)

Postado por Nakid em 04-02-2009

1. O que é a Itabom?

Ficamos felizes com o seu interesse pela Itabom! Para saber mais sugerimos um “tour” pelo www.itabom.com.br. Lá você encontra todas as informações sobre a nossa empresa, nossas ações sociais, notícias, galerias de fotos e muito mais.

2. Como entro em contato com a Itabom?

Através da página de contato no www.itabom.com.br

3. Como entro em contato com a Cozinha Itabom?

Através do e-mail cozinha@itabom.com.br

4. O que são tags?

São palavras-chave que classificam uma informação. Este método de classificação está cada vez mais sendo utilizado em toda internet. Aqui na Cozinha Itabom as informaçõs classificadas desta forma são as receitas. É muito importante você a preencher o campo tags na hora de cadastrar uma receita porque uma boa classificação por tags faz com que ela seja sempre encontrada por outras pessoas.

5. Como as tags funcionam na Cozinha Itabom?

Quando você cadastrar uma receita, no campo tags digite todas as palavras a classifique. Abaixo segue uma receita exemplo para ilustrar melhor:

Receita: Macarrão a Bolonhesa
Tags: macarrão carne 'carne vermelha' 'carne moída' fácil italiana molho 'molho vermelho' espaguete bolonhesa

As tags aqui na Cozinha Itabom são separadas por espaço. Não separe por vírgula ou traços. O espaço é o caracter separador.

Note que tags compostas por mais de uma palavra como 'molho vermelho' devem ser colocadas entre aspas. Perceba que molho vermelho são duas tags e 'molho vermelho' é considerada apenas uma tag apesar da separação das palavras por espaço.

Use sempre letras minúsculas e não se preocupe com a ordem: macarrão 'molho vermelho' fácil italiana é o mesmo que fácil macarrão italiana 'molho vermelho'.

Na receita exemplo Macarrão a Bolonhesa, apesar de ter a tag 'molho vermelho' também foi colocada a tag molho. Isso porque se minha receita tiver apenas 'molho vermelho' entre as tags, não aparecerá quando alguém procurar apenas por molho e vice-versa.

Vale lembrar que tags são informações simples e diretas. Elas devem conter poucas palavras. Nunca coloque frases ou repita o título da receita inteiro nas tags. Por exemplo: Se sua receita for Medalhão de frango com molho madeira coloque entre as tags medalhão frango 'molho madeira'.

Abaixo segue alguns exemplos de tags:

Tags do tipo de receita: bolo macarrão empada 'petit gateau' risoto filé 'molho vermelho' etc.
Tags de ingredientes: ovo chocolate frango 'pimenta malaqueta' queijo manga etc.
Tags de origem: italiana japonesa árabe mexicana etc.
Tags de preparo: forno 'panela de pressão' microondas liquidificador churrasqueira etc.
Tags de ocasião: natal páscoa 'festa junina' 'dia a dia' 'dia dos namorados' etc.
Tags de natureza: light diet saudável etc.
Tags de praticidade: fácil rápida etc.
Etc.

6. Qual a importância das tags?

Um dos objetivos do site é fazer com que pessoas compartilhem e encontrem receitas que atendam suas necessidades. Veja a situação exemplo abaixo:

Situação: Estou em casa e chegaram sobrinhos de surpresa.
Necessidade: Quero uma receita de sorvete que seja fácil e rápida!
Ação: buscar receitas com as tags: sorvete fácil rápida.



Ao clicar no botão Buscar receitas aparecerão todas as receitas de sorvete que são fáceis e rápidas de fazer. Assim, quando classificamos receitas com uma boa sequência de tags conseguimos encontrar as receitas com mais facilidade e rapidez.

7. O que é uma boa classificação por tags?

O jeito mais fácil de verificar se sua receita tem uma boa classificação por tags é fazendo perguntas sobre ela. Veja:

Minha receita é uma receita de microondas?
Caso a resposta for sim e você não colocou microondas entre suas tags, sua classificação está falha. Edite a receita e acrescente esta tag microondas.

As perguntas mais impotantes a serem respondidas são:

É fácil de fazer?
É rápida de fazer?
É light, diet?
Qual é o tipo da receita?
Quais são os principais ingredientes?
Qual a origem?
Onde ela é praparada?
Quais as melhores ocasiões para preparar esta receita?
(veja sugestões de tags na resposta da pergunta 5)

Note que respostas negativas não devem entrar na sequência de tags. Se sua receita for de microondas adicione a tag microondas. Caso ela não seja de microondas apenas não coloque nada. Nunca coloque tags como 'não é de microondas', 'não microondas' etc.

Nunca coloque tags que não são relacionadas à sua receita. Por exemplo: se sua receita é Bolo de chocolate nunca coloque tags como mexicana tomate 'molho branco' etc.

8. Já existe a busca de receitas por ingredientes. Mesmo assim devo colocar os ingredientes da minha receita entre as tags?

É recomendado colocar os ingredientes principais entre as tags. Mesmo que uma receita tenha muitos ingredientes os principais nunca passarão de dois ou três. Por exemplo: Bolo de chocolate com recheio de morango é feito com chocolate, farinha, ovos, morango, fermento, margarina etc., mas os ingredientes principais desta receita são apenas chocolate e morango. Esses sim deverão entrar entre as tags como chocolate morango.

Devemos colocar os igrendientes principais como tags porque a busca por ingredientes é totalmente separada da busca por tags. Neste caso se alguém fizer uma busca por tags com bolo morango ou então chocolate bolo e sua receita de Bolo de chocolate com recheio de morango não tiver as tags morango chocolate, além da tag bolo, sua receita não constará nos resultados apesar de seu uma receita relevante para essa busca.

9. Como faço para minha receita ganhar destaque na home?

Você precisa colocar uma boa receita com uma foto de boa qualidade. Periodicamente alteramos as receitas da home substituindo por outras que passam pela aprovação da equipe da Cozinha Itabom. Deixamos claro que não fazemos qualquer tipo de favorecimento entre nossos chefs da Cozinha Itabom na escolha, ordem e no tempo que as receitas permanecem na página inicial do site.

10. Porque minhas fotos são redimensionadas e algumas vezes o enquadramento e/ou a qualidade da imagem fica comprometida?

Temos tamanhos definidos para o tamanho da foto do usuário e das receitas para que o visual harmônico do site seja mantido. Quando sua foto é enviada o seu tamanho é reajustado e, dependendo do formato da foto enviada, algumas laterais são cortadas. Se sua foto for muito pequena, na hora do redimensionamento ela será esticada e isso compromete a qualidade. Evite enviar fotos muito pequenas. Procure também enviar fotos com o objeto de interesse centralizado, desta forma sua foto sempre ficará com um bom esquadramento. Para receitas procure enviar fotos no formato paisagem.

11. Como são calculadas as notas das receitas?

A nota de cada receita é formada pela média de todas as notas recebidas mais uma pequena bonificação proporcional à essa nota média e ao número de pessoas que avaliaram. Esse critério foi pensado para evitar injustiças. Se a nota da receita fosse apenas a média de todas as notas recebidas, uma receita que recebeu apenas um voto e esse voto foi uma nota 10 ficaria na frente de receias que receberam 50 votos e possuem média 9.9. Ao nosso modo de ver isso é um caso de injustiça.

Dessa forma, cada receita possui uma nota absoluta que pode ultrapassar a nota 10. Por exemplo:

Uma receita que possui seis notas 10 e uma nota 9 possui uma média 9.9, mas com a bonificação a nota dessa receita vai para 10.27.

Sim, entendi, mas como as receitas sempre aparecem com notas de 0 a 10?

A receita ou receitas com notas 10 são as receitas que possuem maior nota absoluta. Veja:

Supomos que as receitas com maior nota na Cozinha sejam 11.7, 10.8 e 10.2


A maior nota absoluta, no caso 11.7 receberá a nota relativa 10, que é a nota que aparece no site. As outras receitas receberão notas relativas proporcionais à receita de maior nota. Neste caso ficaria:

É por esse motivo que, quando avaliamos uma receita que ainda não possui nenhuma nota, a nota que aparece depois da avaliação é sempre um pouco menor que a nota que foi dada.

12. Porque quando dou uma nota para uma receita que ainda não possui nota alguma a nota que aparece para a receita é quase sempre menor que a nota que envio?

Por favor, veja a resposta da pergunta acima “Como são calculadas as notas das receitas?”

13. O que é o perfil da Itabom dentro do Cozinha Itabom?

A Itabom procura sempre elaborar novas receitas de frango, e uma boa solução para publicá-las foi a criação desse perfil. Desta forma a Itabom também pode se comunicar com as pessoas cadastradas de forma mais rápida e informal através das mensagens.

14. O que são as medalhinhas que encontro na foto de alguns usuários?

Toda vez que um usuário ultrapassar um determinado número de receitas cadastradas, automaticamente ele ganha uma medalhinha de congratulação.

5 a 9 receitas = primeira medalhinha;
10 a 24 receitas = medalhinha de bronze;
25 a 49 receitas = medalhinhas de prata;
50 a 99 receitas = medalhinha de ouro;
100 ou mais receitas = medalhinha especial!
Participe!